03/08/2024
Geleia de quê? Quem adivinha? É uma fruta miúda, de cor vermelha ou laranja, com o formato de gomos externos e que é normalmente cultivada em jardins domésticos.
Se você encontrar no mercado, pode considerar que deu muita sorte, pois é raro encontrar, embora não seja impossível.
Esta fruta costuma dar duas vezes por ano, entre agosto e outubro e entre fevereiro e abril. As que usei para fazer geleia são da safra de abril.
Só consegui fazer esta geleia da foto porque costumo congelar minhas frutas preferidas para mais tarde poder fazer geleia.
Aliás, esta é uma dica que você deve anotar. Sempre vale refrescar a memória dos nossos sabores prediletos fora de época. E o congelamento das frutas é o nosso maior aliado neste sentido.
Inclusive, se você quer descobrir mais técnicas como esta, na Bio tem um link para o meu livro de receitas de doces e geleias. Eu não sei quanto tempo ele vai ficar disponível, então, aproveita e vai lá dar uma olhada.
Mas chega de mistério! A geleia acima é de PITANGA! Já te adianto que ficou uma delícia! O sabor da pitanga é delicado e perfumado, diria até sofisticado.
Se quiser saber qual a receita desta geleia e o modo de preparo, escreve PITANGA nos comentários que na sequência eu posto a receita com todos os detalhes e um segredo que faz toda a diferença!