10/01/2024
Esta era a foto da minha refeição de ontem, porém eu não a comi. Não consegui nem provar e provavelmente não comerei o que sobrou dela hoje. Sofro de ansiedade e enquanto eu preparava a comida, minha sogra, que estava com meu filho, ligou falando que ele estava com ínguas no pescoço. Naquele momento, meu sistema nervoso ativou a ansiedade e eu só pensava em resolver o problema de saúde do meu filho.
Para quem sofre de ansiedade, a tensão pode gerar a impossibilidade de se alimentar, e mesmo após o estresse, a comida feita naquele momento f**a 'marcada' como ruim e não desce. Em momentos de ansiedade, dizer para a pessoa que ela deve se acalmar, levar a situação com tranquilidade, é como dizer a um cego que olhe com mais atenção - é um absurdo.
Ontem, após o café da manhã às 9:30 da manhã, só voltei a comer às 18h, quando comi um pão com ovo. Cheguei em casa e meu corpo doía por inteiro, e embora minha fome existisse, não aceitava comer a mesma refeição do almoço. Entender e observar como nosso corpo responde a desafios é uma forma de autoconhecimento, e respeitar esses momentos de não comer ou de comer ansioso, mas com atenção, permite levar a vida de uma forma atenta e cuidadosa.
No fim, ontem meu dia foi resumido por um belo café da manhã, um pão com ovo às 18 horas e um 'cacetinho' (pão francês) puro às 21h. Hoje é outro dia, inicio a jornada de cuidar da minha alimentação de novo."