15/12/2025
Ser arquiteta, pra mim,
é sobre responsabilidade.
É entender que cada escolha —
da implantação à luz,
do material ao fluxo —
impacta diretamente o sono, o humor, a saúde,
o comportamento, as relações
e a vida de quem vai habitar aquele espaço.
Durante um tempo, no início da minha carreira,
confesso que me incomodava com o rótulo.
Evitei dizer que era arquiteta.
Não por falta de amor ou orgulho pela profissão,
mas porque eu sempre soube
que arquitetura era muito maior
do que o entendimento comum, muitas vezes limitado apenas à estética.
A visão superficial nunca me representou.
Pra mim, arquitetura sempre foi profunda.
Ao longo de mais de 20 anos,
fortaleci um olhar claro e consciente:
eu acredito numa arquitetura
que vai além de tijolos sobre tijolos.
Vai além de métodos construtivos,
além de padrões predefinidos,
além do que é apenas visível.
Uma arquitetura que acolhe, regula, sustenta,
transforma
e constrói bem-estar e memórias
todos os dias.
Hoje é Dia do Arquiteto.
E todos os dias
são dias de lembrar
que arquitetura é responsabilidade.
Viviany Samartin
Especialista em Arquitetura Saudável
**ate