18/06/2025
❤️🙏🏾 Quando a fé no sagrado é inabalável...
ACARAJÉ FEITO EM ÓLEO DE COZINHA
Lembro de uma mulher chamada Márcia.
Viúva, mãe de quatro filhos, morando na miséria.
Amava Iansã, mas não era feita de santo — e por isso era desprezada.
Naquele fim de mês, eu também estava sem dinheiro. Trabalhava como repositora de mercado, ganhava pouco. Fui até a casa dela e não havia janta para os meninos.
Ela me pediu que comprasse só comida para os filhos. Pra ela, apenas meio quilo de feijão-fradinho.
Comprei miojo e guaraná pros meninos, e o feijão pra ela.
Ela fez uma massa só com feijão.
Sem dendê, sem alguidar.
Fritou em óleo de cozinha e colocou num prato de vidro.
Com uma vela, ofereceu à sua Mãe Iansã.
Nunca vi alguém chorar daquele jeito.
Ela dizia entre os soluços: “Meus filhos…”
Naquele momento, senti o Orixá mais do que em qualquer festa de terreiro.
Na semana seguinte, ela conseguiu emprego e partiu pra Pernambuco. Nunca mais a vi.
Mas foi ali que descobri, de verdade:
Orixá existe.
Não está no luxo, nem nas exigências que muitos repetem.
Orisá está no amor, na entrega, no gesto puro.
A comida dela, feita com fé e dor, tinha tanto axé que até hoje me arrepio.
✨ Orixá vive nas coisas simples.
✨ Orixá escuta quem fala com o coração.
✨ Foi entre os pobres que conheci o sagrado.
Axé a quem oferece do pouco com muito amor.
Que Iansã nunca falte no prato e no peito de quem ama com coragem.
⚡️
• Tenha fé no seu Axé •
🪻