29/09/2022
Que massa. Pena que o Serjão Sergio Nagib Neme não tenha tido tempo de presenciar esse lançamento.
A Casa da Moeda do Brasil (CMB) lançou hoje, 27/09, medalha comemorativa à causa da Doação de Órgãos e Tecidos. O lançamento acontece no Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, instituído pela Lei nº 11.584, de 28 de novembro de 2007, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. O tema da medalha foi sugerido à CMB por Cristiane Leal, filha do colecionador do Clube da Medalha da Casa da Moeda Sérgio Neme, como forma de presenteá-lo em um momento de saúde debilitada. Ele havia sido diagnosticado com câncer no fígado e encaminhado à fila de transplantes. A CMB não somente aceitou a sugestão do tema como convidou Cristiane e Sérgio para participarem do processo de criação da peça.
O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no país. Apesar do grande volume de cirurgias realizadas, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão ainda é grande. Milhares estão à espera de um transplante de órgão para viver uma vida mais saudável e produtiva. Para alguns, é realmente uma questão de vida ou morte. A doação afeta mais do que os doadores e receptores. Também afeta as famílias, amigos, colegas e conhecidos que amam e apoiam aqueles que precisam de transplante e que se beneficiam de sua vida renovada e melhor saúde após o transplante.
Acesse https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/snt/quero-ser-doador-de-orgaos-o-que-fazer para saber como se tornar um doador.
Produzidas em latão as medalhas possuem tiragem limitada e estarão disponíveis em breve em nossa loja virtual (link na Bio).